Blog e Agência Brasil
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou nesta sexta-feira,10, o fechamento da fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito – antes que o grupo de 34 brasileiros pudesse deixar o local.
Após mais de um mês do início do conflito, o grupo havia finalmente recebido autorização para retornar ao Brasil. Do grupo fazem parte 18 crianças, 10 mulheres e 6 homens.
“Ontem, ele [ministro das Relações Exteriores de Israel] me informou que eles estavam autorizados e que os nomes estavam em poder das autoridades na fronteira e que sairiam hoje de manhã, mas novamente não saíram – apesar de terem sido mobilizados até a região do posto de controle. Não puderam passar porque o posto de controle não foi aberto.”
O avião presidencial está no Aeroporto do Cairo à espera do grupo que será repatriado e também com autorização para decolar até o aeroporto de El Arish. Uma médica oficial da Aeronáutica também irá acompanhar as famílias no voo com destino ao Brasil.
Nesta manhã, o comerciante Hasan Rabee, de 30 anos, postou em uma rede social se despedindo da mãe.
“O mais difícil da minha vida é deixar a minha mãe e dois irmãos e viajar e eles estão sem condições de vida”, lamentou o brasileiro que disse esperar que haja uma segunda lista com autorização para seus parentes deixarem o local.
O presidente Luiz Inácio Lula da Siliva deverá receber na Base Area de Brasilia esse grupo de brasileiros tão logo chegem ao país.