A CNN Brasil exibiu com exclusividade imagens que mostram o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, dentro do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, quando bolsonaristas invadiram e depredaram instalações dos tres Poderes. É possível ver, nas imagens, membros do GSI circulando entre invasores, cumprimentando-os e até mesmo abrindo sala para os invasores entrarem.
Nas imagens, invasores recebem água de militar do GSI. Gonçalves Dias aparece no Planalto por volta das 16h29 do dia 8 de janeiro, quando a invasão já havia ocorrido. O ministro surge, nas imagens, na antessala do gabinete do presidente da República, localizada no terceiro andar do Palácio. Dias tenta abrir duas portas e depois adentra em um gabinete. Ele não respondeu à CNN o que teria ido fazer no domingo, 8 de janeiro, no Palácio do Planalto.
A revelação das imagens deve elevar a temperatura da pressão feita pela oposição pela instalação da CPI mista dos Atos Antidemocráticos, que o governo tenta impedir no Senado. Na terça-feira, 18, houve forte atuação para que o presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco, faça a leitura do requerimento da CPI, que conta com assinaturas alem do necessário.
Veja reportagem CNN