Com informações da Secom-RO
Em mais uma “Operação Emergência”, neste final de semana, profissionais do governo de Rondônia, coordenados pelo Corpo de Bombeiros, encontraram festas clandestinas e aglomerações, como no Skate Park, zona leste de Porto Velho, onde mais de 100 pessoas caminhavam, conversavam e andavam de bicicletas, muitos sem máscaras.
Segundo informações divulgadas pelas autoridades, as pessoas foram orientadas a ir para casa durante a abordagem. Elas estavam no local fora do horário estabelecido pelo decreto nº 258590. Vistorias foram feitas mais uma vez em vários bairros da cidade de Porto Velho.
Também foram encontrados estabelecimentos abertos em desacordo com a norma estadual. Os agentes da área de segurança pública flagraram festas clandestinas em várias casas, onde pessoas consumiam bebida alcoólica em frente às residências, com som alto e garrafas espalhadas pelas calçadas.
O trabalho da equipe da “Operação Emergência” foi repudiado pelos donos das residências mas eles tiveram que interromper a festa.
Os agentes fiscalizaram, a partir do recebimento de denúncias, bares estavam funcionando após às 18h. Todos os bares visitados encerraram as atividades e as orientações também foram intensificadas aos responsáveis pelos estabelecimentos. A ação está em consonância com o disposto no artigo 26, que trata da proibição da venda de bebidas alcoólicas e do consumo em locais de venda e espaços públicos, a qualquer dia e horário.
Nessa última sexta-feira (26), o Governo do Estado publicou também a Portaria Conjunta de número 33, a fim de atualizar o enquadramento dos municípios de Rondônia, devido o expressivo aumento de casos da Covid-19, conforme o decreto nº 25.859, de 6 março de 2021. O novo regulamento, mantêm os 52 municípios na Fase 1 do “Plano Todos por Rondônia”.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Gilvander Gregório de Lima, afirmou que o trabalho de fiscalização tem gerado resultados positivos com menores irregularidades durante a semana, sendo mais expressivo ainda aos sábados. “As ações das nossas equipes estão ganhando um efeito importante quanto a diminuição de denúncias e aglomerações. Os relatórios apontam para isso; há casos em que não há mais a necessidade de externar repressão na sociedade, mas apenas orientação. No entanto, estaremos sempre atentos nas várias situações que ocorrem aos finais de semana”, destaca.
O balanço da 6ª noite da “Operação Emergência” é o seguinte:
- estabelecimentos visitados- 78;
- sem funcionamento- 56;
- notificados-02;
- vistoria regular- 05;
- em condições- 02;
- desativados 0;
- Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) lavrados- 01;
- interdições-0;
- orientações- 07;
- aglomerações- 05;
- autuações- 02
As ações da Operação Emergência contam com a participação da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), da Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e da Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb).