PF deflagra operação contra garimpo ilegal e corrupção ativa

Policiais cumprem dez mandados de busca e apreensão e medidas cautelares.
Pedro Macário Barbosa será afastado do cargo. Foto: Divulgação.

Com informações da PF e Site Metropóles

Operação anterior em Jutaí destruiu balsas. Foto: PF.

A Polícia Federal deflagrou nova operação na manhã desta quarta-feira, 20, contra garimpo ilegal. É a Operação Uiara III, com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada à prática de garimpo ilegal, corrupção ativa e passiva e crimes ambientais dentre outros, na região de Jutaí, no Amazonas.

Segundo o site Metropoles, o prefeito de Jutaí, Pedro Macário Barbosa, é um dos alvos da Policia Federal na operação desencadeada. Ele deverá ser um dos agentes públicos a ser afastado do cargo. O prefeito é suspeito de cobrar propina de garimpeiros que atuam ilegalmente na região. Em novembro do ano passado, Barbosa chegou a ser preso em flagrante com 257 gramas de ouro ilegal, avaliadas em R$ 80 mil. Ele foi condenado pela 4ª Vara Criminal da Justiça Federal do Amazonas ao pagamento de 20 salários mínimos (equivalente a R$ 22 mil).

Policiais federais cumprem dez mandados de busca e apreensão e medidas cautelares diversas da prisão, dentre elas as de afastamento do cargo/funções públicas, além da cassação de autorizações de garimpos de minério ilegal.

A Polícia Federal esclarece que toda a atividade de lavra de minério na região é ilegal e que as ações objetivando a retirada de garimpeiros continuarão a ser realizadas, assim como serão estendidas no decorrer do ano a outras regiões no Estado do Amazonas.