A imprensa agora diz que o preferido de Lula da Silva para ocupar o Ministério da Defesa, cujo titular deverá ser anunciado antes mesmo do nome para a Fazenda, é o ex-ministro das Relações Institucionais no segundo mandato do petista e ex-presidente do Tribunal de Contas da União(TCU), José Múcio Monteiro Filho.
O anúncio do seu nome é aguardado para a próxima semana, junto com a indicação dos futuros comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Com quase 50 anos de vida pública, José Múcio já foi também deputado federal por Pernambuco durante cinco mandatos, sendo conhecido há tempos do presidente eleito.
Os petistas Aloizio Mercadante e Jaques Wagner, ex-governador da Bahia, eram ventilados para o cargo, segundo o jornal O Estadão.
Eleito senador pelo Republicanos, o vice-presidente Hamilton Mourão elogiou a escolha de José Múcio como um nome capaz de pacificar o ambiente nas Forças Armadas. Se confirmada sua escolha, o Ministério da Defesa, criado por Fernando Henrique Cardoso em 1999, volta para o comando de um civil.