Os nomes dos próximos comandantes das Forças Armadas estão definidos. Eles foram escolhidos pelo presidente eleito Lula da Silva em conversa com o futuro ministro da Defesa, José Múcio, ex-presidente do TCU, que será anunciado nesta sexta-feira, dia 9, pelo petista.
O general Júlio César Arruda será o comandante-geral do Exercito. O comando da Força Aérea Brasileira (FAB) será exercido pelo brigadeiro Marcelo Damasceno. Ambos eram os mais antigos da tropa.
Para comandar a Marinha o escolhido é o almirante Marcos Olsen Ele era o segundo na lista de antiguidade. Talvez seus nomes não sejam anunciados nesta sexta, mas eles poderão iniciar as passagens de comando nas respectivas forças uma vez que os atuais comandantes desejam entregar o cargo antes da posse de Lula.
O nome mais antigo na Marinha, almirante Aguiar Freire, será o próximo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), um cargo importante na estrutura do Ministério da Defesa. Ele atuará vinculado a Múcio e fará a ligação entre os comandos nas operações comuns às três forças.
Mas a subordinação das Forças se dá apenas ao ministro da Defesa, e não ao Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.
Com informações de O Estado de São Paulo.