Mudança na lei de estatais derruba ações do BB e Petrobras

A Câmara dos Deputados aprovou a noite projeto que altera a lei de estatais para permitir que Mercadante assuma a presidência do BNDES.
PEC deve ir logo à votação no Plenário da Câmara dos Deputados. Foto: Maryanna Oliveira.
A mudança na surdina, a imprensa já anunciava que ia acontecer mas não se esperava para a noite e último dia de votação presencial, da lei de estatais, fez com que na manhã desta quarta-feira, 14, o valor das ações da Petrobras e BB caíssem.
As ações do BB caíram 2,39%, enquanto as da Petrobras ON e Petrobras PN ficaram em 2,97% e 3,34% respectivamente.
A mudança na lei a toque de caixa é decisão de Lula da Silva que para nomear Aloizio Mercadante como presidente do Banco Nacional de Desenvilvimento Econômico e Social (BNDES) precisava eliminar impedimento existente na lei.
Esta lei é de 2016, e surgiu depois que a Lava Jato revelou roubalheira do PT e os aliados PP e MDB na Petrobras e outras empresas controladas pelo Estado.
A mudança reduziu o tempo de quarentena para indicados ao comando de estatais que tenham participado de campanhas eleitorais ou de atividades partidárias, e abre a porteira para a volta do toma lá da cá nas estatais.
Apenas 66 deputados votaram contra a mudança. O texto precisa da análise do Senado.
Além de Petrobras e Banco do Brasil, outros papéis de estatais e ativos ligados à economia local também operam em baixa.