Os extremistas que invadiram e depredaram o STF neste domingo, 8, em Brasília, usaram frase do ministro da Corte, Luís Roberto Barroso, na estátua da Justiça na praça dos Três Poderes, onde está a sede da justiça máxima do país.
“Perdeu, mané,” foi a frase grafada na estátua. É uma referência direta à declaração de Barroso feita em 15 de novembro de 2022, quando participou, junto com outros 4 ministros, da boca livre patrocinada pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), do ex-governador João Dória.
Perseguido por eleitores bolsonaristas pelas ruas de Nova Iorque – nessa época do ano muito atraente para os turistas – o grupo de ministros mais políticos do STF começou a se sentir incomodado, pois a todo lugar os brasileiros iam atras.
Até que Barroso perdeu a paciência, e justamente com um eleitor bolsonarista bem-educado – vi o vídeo – que queria saber se ele poderia ajudar a liberar o código fonte das runas eletrônicas. “Por favor, ministro,” dizia ele. Luis Barroso respondeu: “Perdeu, mané. Não amola.”
Depois da imprensa especular quem bancou toda a estada dos ministros, o grupo Lide disse ao UoL “Os palestrantes da Brazil Conference viajaram a convite do Lide, que custeou passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transfer.”