Em meio à grave crise, argentino Fernández se reúne com Lula às pressas

Na Argentina, o dólar disparou, a inflação também, e o país vive a pior seca desde 1929.
Os presidentes Lula e Alberto Fernandez. Foto: Ricardo Stuckert.

Um encontro obtido às pressas com o presidente Lula da Silva, na terça-feira próxima, pelo presidente da Argentina, Alberto Fernandez, é marcado, segundo noticia o Globo, pelo interesse do país vizinho em obter medidas que possam favorecer sua economia, que passa por uma hecatombe sem precedentes. Ha uma disparada do dólar, da inflação e a maior seca sofrida desde 1929.

Os presidentes combinaram o encontro por telefone. Fontes do governo do Brasil confirmam a informação do jornal argentino Clarín de que na agenda a ser tratada pelos dois chefes de Estado estará a busca de meios de financiamento para as exportações brasileiras para o mercado argentino, em função da escassez de divisas naquele país.

A Argentina passou por grave  crise entre 2001 e 2002, algo que ainda é recente na memória do povo argentino. Na época, a maxidesvalorização do peso argentino causou a renúncia do então presidente Fernando de la Rúa, que estava na metade do mandato.  Hoje, Alberto Fernandez também vive crise politica, tanto que em video que fez circular anunciou que não disputará a reeleição prevista para este ano.