O relator da Medida Provisória (MP 1154) da reestruturação dos ministérios do governo do presidente Lula da Silva, deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), disse que o texto elaborado por ele e aprovado na comissão mista do Congresso Nacional foi construído em parceria com o governo, tudo discutido com ministros, por isso é errado falar em derrota petista.
A mudança aprovada pela comissão retira do Ministério do Meio Ambiente (MMA) a política de recursos hídricos e o Cadastro Ambiental Rural(CAR), a primeira colocada no Ministério da Integração Nacional e a segunda no Ministério de Gestão e Inovação, dirigido por Esther Dweck.
Do Ministério dos Povos Originários, sob comando de Sonia Guajajara, a demarcação de terra indígena retorna para o Ministério da Justiça, onde sempre esteve.
“Como se pode colocar que houve uma derrota do governo, se foi um texto construído com o governo?”, disse o deputado ao Estadão. Segundo o deputado, a redação apresentada por ele foi fruto de “discussão exaustiva” com os ministros Rui Costa, da Casa Civil, Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, e Esther Dweck, de Gestão.
Leia entrevista dada ao Estadão: