Foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) no final da tarde desta quinta-feira, 1º, a mensagem do presidente Lula da Silva (PT) ao Senado Federal com a indicação do seu advogado e amigo Cristiano Zanin Martins, 47 anos, para ocupar a vaga deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF).
Pela manhã, o presidente havia dito que Zanin “vai se tornar um dos grandes ministros da Suprema Corte.” Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), Cristiano Zanin, 47 anos, poderá ficar na Corte até 15 de novembro de 2050, quando completará 75 anos e terá de se aposentar compulsoriamente. Serão 27 anos de atuação o STF, se assim o quiser.
O advogado defendeu o presidente Lula nas ações referentes a processos da Operação Lava Jato. Durante a campanha, no primeiro debate do segundo turno organizado pela TV Bandeirantes, Lula disse que não seria certo uma indicação pessoal para o STF. “Eu estou convencido que tentar mexer na suprema corte para colocar amigo, partidário, companheiro, é uma atraso, um retrocesso que a República brasileira ja conhece.”
Veja video: