Foram presos na manhã desta sexta-feira, 18, numa operação deflagrada pela Polícia Federal e Procuradoria Geral da República o atual comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal Klepter Rosa Gonçalves, o ex-comandanteFábio Augusto Vieira e outros cinco oficiais. Todos eles tinham postos de comando na institutição durante os atos que resultaram na depredação dos prédios dos Tres Poderes da República.
Além das sete prisões preventivas, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão.
Na quinta-feira, 17, a PF havia iniciado a operação Lesa Pátria. O objetivo foi identificar pessoas que incitaram, participaram e fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.
Ao todo, estão sendo cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, nos estados da Bahia, Goiás, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal.