Mangabeira Unger critica “desinteresse” de Lula pelo Brasil e explica porque saiu do PDT

o professor diz discordar do alinhamento passivo do PDT ao governo diante dos rumos da gestão petista desastrada.
Mangabeira: "Eu posso afirmar ao presidente Lula que o Brasil é muito mais interessante do que estes países que ele está visitando." Foto: Marcelo Camargo.

Filiado ao PDT desde o início da  redemocratização, o filosofo e professor Mangabeira Unger pediu a desfiliação do partido nessa semana. Em entrevista ao Estadão, Unger fez críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e disse que o partido não poderia fazer parte de um governo sem projeto para o Brasil, lamentando o fato do presidente da República se mostrar “desinteressado” pelo país.

“Parece que é mais agradável ficar viajando pelo exterior, frequentando essas reuniões em que ele pronuncia discursos entediantes. Os outros chefes de Estado, que são homens sérios de poder, mal conseguem disfarçar o cansaço ao ouvi-lo. Eu não sei por que ele está fazendo isso. Eu posso afirmar ao presidente Lula que o Brasil é um país extremamente interessante e é muito mais interessante do que esses países que ele está visitando,” disse Mangabeira ao jornal.

Ele disse discordar do alinhamento passivo do PDT ao governo diante dos rumos da gestão petista desastrada e falta de um projeto. O que existe, para ele, é um antiprojeto.

“É compor-se com o mercado financeiro, aceitando a ascendência do rentismo financeiro. Segundo, distribuir esmola aos pobres, o pobrismo. E, terceiro, vender soja, carne e minério de ferro. Esse é o projeto, ou o anteprojeto,” diz.

Entrevista completa do Estadão aqui.