Após 18 dias, rio Acre sai da cota de inundação na capital, Rio Branco

O nível chegou a 13,8 m, havendo tendência de redução ainda maior na capital do Acre.
Capital do Acre, Rio Branco, é uma das cidades mais atingidas pela enchente. Foto: Marcos Vincentti/Secom-AC

Com informações do SGB

O rio Acre saiu da cota de inundação em Rio Branco (AC), após 18 dias, segundo o 36º Boletim de Alerta Hidrológico emitido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Na manhã de segunda-feira, 11, o nível chegou a 13,8 m, havendo tendência de redução ainda maior. Na quarta-feira,6, o rio havia atingido a cota de 17,89 m na capital acreana, o que corresponde à segunda maior cheia do histórico, atrás do recorde de 18,53 m, verificado em 2015.

Segundo o SGB, essa foi uma cheia histórica na bacia do rio Acre, provocada pelas fortes chuvas que atingiram a região, principalmente nas nascentes. Entre os dias 21 e 25 de fevereiro, choveu 272 mm, mais do que o esperado para o mês inteiro, que seria de 260 mm, conforme análises do órgão, feitas com base nos dados do produto MERGE, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que cruza informações de satélite e dados obtidos em campo.

“Em decorrência desse evento, o rio Acre começou o processo de cheias ao longo de toda a sua calha. Em Assis Brasil (AC), o rio atingiu a cota de inundação (12,5 metros) no dia 24 de fevereiro e alcançou o pico de 13,3 m no dia 25”, explica o coordenador do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre (SAH Acre), Marcus Suassuna. Atualmente, a cota no município é de 3,83 m.

Leia mais no portal SGB