Uma nova travessia na BR-364, em Rondônia, no perímetro urbano de Itapuã do Oeste, município a pouco mais de 110 quilômetros da capital, Porto Velho, foi entregue na terça-feira, 30, pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.
A ampla travessia é parte do projeto de reestruturação do perímetro urbano de Itapuã do Oeste, o qual contou com oito pistas recuperadas em 15 quilômetros de extensão segundo o Ministério dos Transportes. São quase R$ 60 milhões em investimentos.
Iniciadas em 10 de janeiro de 2023, as obras foram concluídas em 10 de julho último, antes do prazo previsto de 12 meses. A travessia enfrentava problemas como buracos, falta de sinalização e dificuldade nos acostamentos e ruas laterais. Tudo foi refeito.
Segundo o Ministério dos Transportes, agora há mais segurança e conforto para motoristas e moradores da região com a renovação da pista de rolamento, acostamentos, ruas laterais e interseções. Foram ainda instaladas novas sinalizações.
A BR-364, aberta na década de 60 pelo governo JK e pavimentada nos anos 80, é a principal via de escoamento de produtos agrícolas transportados não apenas de Rondônia mas também de Mato Grosso para a capital, Porto Velho, acessando a hidrovia do rio Madeira.
O ministro Renan Filho disse que outros investimentos para Rondônia estão previstos, como a travessia em Jaru, importante produtor agrícola, já em processo de execução. Três pontes em Cacoal já estão em trabalho de reconstrução.
“Estamos construindo o viaduto de Colorado do Oeste, no ano que vem vamos entregar. Um viaduto no trevo de Chupinguaia, ano que vem vamos entregar. Em breve, vamos concluir a ponte ligando Guajará-Mirim à Bolívia, obra de R$ 500 milhões em recursos federais. E ainda vamos fazer o contorno norte em Porto Velho, para tirar os caminhões de dentro da cidade”, relatou o ministro.
O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), disse que a travessia inaugurada tem uma relevância enorme, feita cem por cento com recursos do governo federal. “Ajuda demais o Estado. São 15 quilômetros que antes ficavam alagados e agora vão ficar livres para a passagem de veículos e pessoas”, completou o governador, durante a cerimônia.
Com informações do Ministério dos Transportes.