Incêndios: Com indefinição de número de agentes na Amazonia, Força Nacional irá atuar em 6 Estados

Em Rondônia, profissionais irão atuar em Porto Velho, Nova Mamoré e Candeias do Jamari.
Porto Velho arde em chamas há dois meses praticamente. Foto: CBM/RO.

Sem definir o número de agentes que irão atuar em seis Estados da Amazonia Legal, o ministro da Justiça Ricardo Lewandowski autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública no combate aos incêndios florestais pelo prazo de 90 dias.

Os municípios que contarão com o emprego da Força Nacional são:

Amazonas: Apuí, Boca do Acre, Humaitá, Lábrea, Manicoré e Novo Aripuanã; · Pará: Altamira, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu; Rondônia: Candeias do Jamari, Nova Mamoré e Porto Velho;  Mato Grosso: Aripuanã, Colniza e Nova Maringá;· Roraima: Caracaraí e Acre: Feijó.

A medida, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 18, deixa em aberto o quantitativo de profissionais que farão parte da força-tarefa conjunta com Estados para atuar na região. Para especialistas, a medida vem tarde, sendo a Amazonia um dos biomas que mais queimaram de agosto para cá.

O texto explica que os profissionais da Força Nacional vão trabalhar em articulação com os órgãos de segurança pública e defesa social destes seis estados e da União, bem como com os órgãos e entidades públicas responsáveis pela proteção do meio ambiente, nestas localidades.

Outro objetivo da Força Nacional é atuar por meio da polícia técnico-cientifica e polícia judiciária em apoio às policiais dos estados e Federal na tarefa de investigação e combate das causas de surgimento de incêndios promovidos pela ação humana.

Com informações da Agência Brasil.