O Instituto Veritá divulgou na noite desta quinta-feira, 15, a primeira pesquisa de intenção de votos neste segundo turno em Porto Velho, capital de Rondônia. A virada eleitoral, segundo a pesquisa, aconteceu: o ex-deputado federal Leo Moraes (Podemos), candidato em chapa puro sangue, tem 50,2% das inteções de voto contra 39,3% da também ex-deputada Mariana Carvalho (União), que tem aliança com mais de 10 partidos.
A pesquisa foi realizada com 1.010 eleitores entre os dias 10 e 14 de outubro; a margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.
Contratada pelo próprio instituto, a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral como RO-03534/2024.
No primeiro turno, Mariana Carvalho ficou em primeiro lugar, com 44,53% dos votos, e Leo Moraes obteve 25,65% dos votos.
Léo Moraes tem feito andanças nas ruas, em contato permanente com o povo, mostrando uma conexão com a população de Porto Velho, com o mote de campanha “coligado com o povo,” dissociado de governantes, enquanto Mariana Carvalho, que tem apoio do prefeito Hildon Chaves (União) e do governador Marcos Rocha (União), prefere destacar a continuidade de ações e obras realizadas no município. O mote é “agora é ela.”
O segundo turno eleitoral acontecerá no dia 27 de outubro, domingo.