Operação em Rondônia coibe ações do crime organizado nos presídios

Mais de 150 policiais estão destacados para atuar na operação de combate à comunicação ilegal e ações do crime organizado nos presídios.
Policial em atividade na operação que se estenderá até janeiro. Foto: Larysse Rodrigues.

Com informações da Secom/RO.

Com a participação de mais de 150 policiais penais, envolvendo o Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape), Unidade de Monitoramento Eletrônico (Umesp) e a Gerência de Inteligência e Informação (Geii), a Secretaria de Justiça de Rondônia iniciou a Operaçao Acautelar II, com objetivo de combater a comunicação ilícita dentro das unidades prisionais, como o porte de celulares, e coagir ações do crime organizado.

Iniciada em 4 de novembro, as ações policiais estão previstas para acontecer até janeiro de 2025. A operação é dividida em duas etapas, revistas e patrulhamento, e acontece em todo o Estado.

O gerente da Geop, Reginaldo Barbosa, explicou que, a Operação é uma medida preventiva de segurança e busca garantir o controle e a fiscalização das unidades prisionais de todo o estado, além de ser utilizada para manter o cumprimento das normas internas e fortalecer um cumprimento de pena com tranquilidade, não só para o interno, mas também para seus familiares, para que consigam realizar as visitas de forma segura.

Leia mais aqui.