Cidade Limpa: Tem gente que atrapalha, e o prefeito Léo Moraes faz apelo

Ações do Cidade Limpa envolvem 57 bairros e áreas não nominadas no mapa da cidade de Porto Velho, com atividades até abril.
Tem gente que atrapalha: em menos de 48 h após a limpeza, descarte foi feito no canal do Tancredo. Foto: Leandro Morais.

Em menos de 48 horas após a conclusão dos serviços de limpeza do canal Tancredo, no bairro Lagoinha, a prefeitura de Porto Velho registrou descarte irregular de resíduos sólidos, incluindo, segundo nota da Secretaria de Comunicação, tora de madeira que exige maquinário para remoção.

O prefeito Leo Moraes (Podemos), que pessoalmente esteve nos locais de limpeza anunciando o mutirão Cidade Limpa, reagiu, fazendo apelo diante da falta de consciência constatada por sua equipe para que a população preserve o trabalho de limpeza que vem sendo realizado, com previsão de acabar em abril.

“Fizemos um trabalho importante de limpeza e, infelizmente, em curto espaço de tempo já tivemos casos de descarte irregular. Isso é muito prejudicial para a cidade e pode causar sérios problemas de infraestrutura, como alagamentos. Peço que fiscalizem e respeitem o meio ambiente, garantindo uma Porto Velho mais limpa e segura para todos”, afirmou o prefeito.

Não faz muito tempo, a gestão anterior se deparou com o mesmo problema. O canal localizado atras da rodoviária que cedeu espaço à nova, inaugurada no final do ano, recebeu limpeza em mais de uma ocasião e a população continuava jogando tudo lá.

A limpeza de canais foi iniciada em toda a cidade de Porto Velho. Foto: Leandro Morais.

O cronograma do Cidade Limpa divulgado nesta terça-feira, 7, prevê quatro diferentes tipos de ações na cidade. A ação de mutirão de limpeza e recolhimento de lixo e entulhos, prevista para ocorrer até 11 de abril, envolverá 57 bairros e outras áreas não nominadas no mapa da cidade.

A ação consiste, em todas as áreas, no cadastramento e terrenos baldios; limpeza completa dos terrenos baldios; raspagem das guias de sarjetas; roço e capina entre muros e recolhimento e transporte de resíduos.

Uma segunda ação é limpeza e desobstrução de bocas de lobo nos mesmos números de bairros e áreas não nominadas, com atividades de cadastramento e inventário de bocas de lobo; limpeza de caixas; desobstrução de tubulações; reconstrução de caixas danificadas; retificação de caixas; substituição de tubulação não recuperáveis; instalação de gaiolas; sinalização provisória de segurança e instalação de tampas de concreto.

A ampliação da capacidade de escoamento dos principais canais da cidade é a terceira ação prevista no Cidade Limpa, com previsão de acontecer até 4 de abril. Os canais, com ruas e vias do entorno beneficiadas, são os do Tancredo, Pantanal, Penal, Tanques, Igarapé Santa Bárbara, Igarapé Grande e Bate-Estacas entre outros.

Uma quarta ação prevê a mobilização social para mutirão de limpeza em espaços públicos.

Com informações da Prefeitura de Porto Velho.

CRONOGRAMA OPERAÇÃO CIDADE LIMPA