Com a tendência da pecuária nacional, o estado de Rondônia registrou recorde na exportação de carne bovina em 2024, totalizando 1,16 bilhão de dólares; um aumento de cerca de 20% em comparação ao ano anterior, quando as vendas de carne para o mercado internacional renderam US$ 960,9 milhões ao estado.
A evolução é reflexo também do aumento no número de animais abatidos, cerca de 3,1 milhões de cabeças, quase mil a mais que em 2023.
Desde 2021, quando os investimentos do governo e a parceria do produtor rural com a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) renderam ao estado, o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) de área livre de Febre Aftosa sem vacinação, a pecuária rondoniense tem apresentado significativo desenvolvimento, tanto em produção quanto em comércio, despontando aos poucos como uma das principais cadeias produtivas da região.
Para o governador de Rondônia em exercício, Sérgio Gonçalves, o bom desempenho da pecuária é reflexo das políticas de governo aplicadas à defesa da agropecuária.
“Desde 2019 já foram aplicados mais de R$ 80 milhões no aparelhamento da Agência, o que resultou no fortalecimento das ações de defesa agropecuária em todo o estado. Em conjunto com os demais incentivos, o setor produtivo ganhou força, e hoje vemos os resultados desse crescimento nos números apresentados pelo mercado”, enfatizou.
Leia mais aqui