O rio Madeira atingiu nesta sexta-feira, 4, o maior nível registrado desde que atingiu a cota de alerta em Porto Velho neste ano, chegando à marca de 16,73 metros, mostrando uma elevação de 10 centímetros nas últimas 24 horas.
Até o momento, 8.984 pessoas já foram atingidas pela cheia deste ano em Porto Velho. Entre as famílias, já são 2.702 impactadas.
As constantes chuvas que insistem em cair durante toda a semana na capital de Rondônia, além da elevação das águas na bacia do vizinho país da Bolívia, vem influenciando diretamente nessa elevação do rio Madeira.
Porém, a projeção é de que o rio comece a reduzir em seu nível ainda neste mês de abril, não sem antes apresentar mais uma evolução, fator que mantem mobilizada a Sala de Situação da Defesa Civil Municipal para atuar na contenção dos impactos causados pela cheia.
Os dados são apontados pela Defesa Civil Municipal, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).