O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a visita que faria a Rondônia na próxima quinta-feira, 24 de abril, e também ao Pará, na região de Parauapebas, na sexta-feira, 25.
A decisão decorre do desejo do presidente e da primeira-dama Janja da Silva de irem ao velório e funeral do Papa Francisco, que faleceu nas primeiras horas da manhã de segunda-feira, 21. O palácio do planalto deve divulgar os detalhes da comitiva de Lula para a Itália ainda nesta terça-feira, 22.
A visita de Lula a Rondônia incluiria uma série de compromissos e anúncios para investimentos em educação, habitação, agricultura familiar e regularização fundiária. Na educação, a assinatura de um acordo para construção do primeiro Hospital Universitário da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e lançamento de pedra fundamental do campus da Unir em Buritis eram atividades previstas.
O velório do Papa Francisco deve reunir chefes de Estado e líderes religiosos de todo o mundo no Vaticano, em uma cerimônia que promete marcar a história recente da Igreja Católica e da diplomacia internacional.