Pesquisa da AtlasIntel realizada com mil pessoas de todas as cinco regiões do Brasil aponta que 85,3% dos brasileiros são favoráveis a que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demita o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT). Realizada de 29 de abril a 1º de maio, o levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (1).
A pesquisa ocorre após a realização da Operação Sem Desconto, desencadeada em 13 Estados mais o DF pela Polícia Federal, que investiga o desconto não autorizado de aposentados e pensionistas por entidades associativas que tem Acordos de Cooperação Tecnica (ACTs) com o INSS.
Segundo a PF, foram cumpridos 211 mandados judiciais de busca e apreensão e ordens de sequestro, além de prisões temporárias. A Controladoria Geral do Estado (CGU) calcula a fraude no INSS e prejuízo aos aposentados de mais de R$ 6 bilhões, inclusive nos dois últimos anos do governo atual.
A pesquisa identificou que 58% disseram não ter sido afetados nem conhecer vítimas dos descontos não autorizados, outros 35,6% afirmaram conhecer vítimas e 6,4 % declararam ter sido vítimas do golpe das associações.
Segundo o levantamento, quase 77% dos que votaram em Lula no segundo turno em 2022 querem a saída do ministro Lupi, enquanto 94,6% dos que votaram em Bolsonaro defendem a substituição do ministro.
A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%, e foi realizada mediante formulários online.