Nos próximos dias o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), pretende encaminhar projeto de lei à Câmara de Vereadores para estabelecer multa a qualquer cidadão que for flagrado jogando lixo nas vias públicas ou manter terreno baldio, em situação de abandono, em qualquer região da capital. Segundo a prefeitura, a multa pode ser fixada a partir de R$ 5 mil.
A iniciativa é parte da decisão do prefeito, desde que tomou posse, de atuar para que a cidade de Porto Velho seja cada vez mais organizada, limpa e respeitada. “É preciso estimular uma cultura de responsabilidade compartilhada, e agir com firmeza diante de práticas que prejudicam o bem-estar da cidade,” diz o prefeito.
A capital de Rondônia tem uma imagem de abandono e sujeira, um estigma que Moraes pretende reverter.
“Porto Velho passa pela maior operação de limpeza da história, que é a operação Cidade Limpa. Já tiramos mais de 60 mil toneladas de lixo das ruas da cidade. Mas do que adianta limpar e na sequência estar tudo sujo novamente? Não dá pra admitir que ainda tenha gente sujando a cidade como se isso fosse normal. Quem insistir nesse comportamento vai ser multado e vai pagar caro por isso”, afirmou Léo Moraes.
A proposta de lei irá fixar multa pesada a quem for identificado descartando lixo de forma irregular ou deixando terrenos tomados por entulho e mato alto. A ideia é fiscalizar com apoio de câmeras e canais de denúncia, e promover campanhas educativas na cidade.
“Queremos uma cidade limpa, bonita e acolhedora. Mas isso só é possível se cada um fizer a sua parte. A gestão está fazendo a dela. E quem não fizer, vai ser responsabilizado”, completou o prefeito. Desde que assumiu o cargo, ele tem feito apelos à população para manter a cidade limpa.
Com informações da SMC.