Master: Pressionado, ministro do TCU recua de inspeção no BC

Jhonatan de Jesus envia a inspeção para a análise do Plenário do TCU, em recesso. Atividade é retomada no dia 16 de janeiro.
Vital do Rego, presidente do TCU. Foto: Marcelo Camargo.

Pressionado, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jhonatan de Jesus recuou da decisão de se fazer uma inspeção no Banco Central para verificar o processo de liquidação do banco Master, ocorrida em 18 de novembro. A informação é do Estado de São Paulo.

O ministro pediu que a inspeção seja analisada pelo plenário do TCU. O órgão está em recesso, voltando à atividade em 16 de janeiro, sexta-feira próxima.

O Banco Central havia questionado em recurso a decisão monocrática de Jhonatan de Jesus. O BC apontou que o regimento interno do TCU diz que apenas decisões colegiadas podem determinar inspeções em órgãos federais.

Pressionado inclusive por seus pares, o ministro, ex-deputado do PP ligado a Arthur Lira, escolhido no parlamento para integrar a Corte de Contas, vinha sendo bombardeado pela imprensa, pelos organismos de classe do sistema financeiro nacional. A avaliação é a de que ele atuava para descredibilizar o BC e salvar o Master.Na avaliação do presidente do TCU, Vital do Rego Filho, a imagem do tribunal foi prejudicada.

Jhonatan de Jesus havia declarado na quarta-feira, 7, que não iria decidir pela revisão da liquidação do banco Master, envolvido em fraudes bilionárias.