Brasil confirma 1º caso de coranovírus em paciente de SP

O paciente foi atendido na unidade Morumbi, na zona sul da capital; o uso de mascara é essencial para conter contaminação. Foto: Divulgação/Secom.
Máscara passou a ser política de saúde. Foto: Secom

Mateus Vargas e Felipe Frazão, O Estado de S.Paulo

O Brasil confirmou na noite desta terça-feira, 25, o primeiro caso com teste positivo para o novo coronavírussegundo apurou o Estado. Trata-se, segundo o Ministério da Saúde, de um homem de 61 anos, residente em São Paulo, com histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), a trabalho, sozinho, no período de 9 a 21 de fevereiro. O paciente, segundo as autoridades, está bem, tem sinais brandos da doença e ficará em isolamento domiciliar.

O caso foi relatado pelo Hospital Israelita Albert Einstein como suspeito de coronavírus na tarde desta terça. Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e conforme o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova, que já foi realizada. Fontes ouvidas pelo Estado, porém, adiantaram o diagnóstico positivo.

Segundo o hospital, o paciente foi atendido na unidade Morumbi, na zona sul da capital, na noite da última segunda-feira, 24, e a infecção foi confirmada por meio do teste PCR em tempo real.

Clique aqui para ler mais