Blog da Mara com informações do Congresso em Foco
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está preparada para realizar 43 mil testes por dia para diagnosticar o Covid-19, com ritmo de trabalho de 24 horas por dia, em três turnos. A informação é da coluna de Samantha Sallum, publicada no Congresso em Foco.
“Temos 500 laboratórios, em 47 centros de pesquisa. Uma boa capilaridade nas regiões do país. Nesse momento de crise, estamos colocando mais uma vez a Embrapa à disposição da sociedade”, disse o presidente da Embrapa Celso Moretti em entrevista à coluna.
Os laboratórios que serão usados são os mesmos que identificam a presença de vírus em plantas e sementes. Os centros de pesquisa já possuem os equipamentos necessários, mas tiveram que ser adaptados.
Já estão a postos em Brasília 120 voluntários, entre técnicos e analistas da Embrapa, para o trabalho. O resultado das amostras será rápido, em um dia.
Força-tarefa
A empresa já vinha colaborando com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a realização de testes para dengue e zika vírus.O Ministério da Agricultura (órgão a que está vinculada) e o Ministério da Saúde acionaram a Embrapa para esta força-tarefa.