Alvo da operação é uma organização criminosa que retira madeira ilegalmente da Floresta Jacundá, em Candeias do Jamari.
Blog da Mara
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (11) a operação Inimigos da Tora, com o objetivo de combater a extração ilegal de madeira em terras da União.
A investigação aponta para uma organização criminosa que atua na exploração ilegal de madeiras das áreas de preservação da Floresta Nacional do Jacundá, em especial na região da Vila Nova Samuel, distrito de Candeias Jamari.
A Polícia Federal deve cumprir 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal em Porto Velho. Exército Brasileiro, ICMBio, Sedam e Polícia Militar Ambiental participam da operação.
As investigações iniciaram a partir de denúncias e relatórios de órgãos ambientais encaminhados à Polícia Federal sobre constantes ilegalidades cometidas na Floresta Jacundá.
A PF descobriu que da quadrilha fazem parte pessoas físicas, madeireiros, bem como pessoas jurídicas (madeireiras). Segundo investigação, o grupo criou uma estrutura criminosa para a retirada ilegal de madeira da Floresta Nacional, falsificação de créditos florestais e lavagem de dinheiro decorrente dessas infrações.