Deputados coletam assinaturas para votar com urgência o adiamento do Enem

Um dos autores do projeto, deputado Israel Batista, diz que parlamentares do Centrão estão colocando dificuldades. Foto: Divulgação.
Relatorio identificou o descumprimento de medidas de segurança sanitárias basicas para se realizar as provas.

Blog da Mara com informações de Congresso em Foco

Deputados coletam assinaturas, na Câmara, para colocar em votação o Projeto de Decreto Legislativo (PDL 167) que suspende o calendário do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), cujas inscrições já começaram.

Faltam apenas 40 do total de 257 assinaturas necessárias para o regime de urgência, o que acelera a tramitação do projeto.

Um dos autores do projeto, o deputado Israel Batista (PV-DF), disse que partidos do Centrão, em negociação por cargos no governo, resistem em apoiar a iniciativa. “ O projeto conseguiu reunir assinaturas de deputados que vão desde o PT ao PSL.

O deputado estranha a queda de braço. Para ele, esse apoio seria algo natural e não deveria ser politizado. Em função da pandemia de covid-19, China, Estados Unidos e França já adiaram seus exames.

“A gente sabe que a chance da prova ser adiada por motivo de força maior é muito grande e fazer isso de forma atropelada é ruim, é melhor você se planejar como fizeram outros países”, disse o deputado.