RO ultrapassa 2 mil casos de coronavírus; do início do mês até agora, salto é de 350%

Foram confirmados 84 novos casos de Covid-19 em Rondônia, destes, 71 casos são em Porto Velho, que continua em primeiro lugar nas ocorrencias da doença. Foto: Divulgação.

Blog da Mara

Nesta segunda-feira, 18 de maio, o número de casos de pessoas contaminadas por coronavírus em Rondônia chegou a 2.043. Do início do mês, dia 1º, quando foram confirmados 585 casos, o salto é de aproximadamente 350%. O número de mortes, em quase três semanas do mês, chegou a 83 pessoas, saindo de 18 no começo de maio. É um aumento de 461%.

Na costumeira coletiva, em 30 de abril, o secretário estadual de Saúde Fernando Máximo alertava: “O cenário não está bom; está piorando.” Fazia novo apelo, então, para que as pessoas evitassem aglomerações, que as saídas de casa fossem extremamente necessárias.

Rondônia, como na maioria dos Estados, não atingiu sequer 50% de taxa de isolamento, quando o ideal, segundo os especialistas, é 70% ou mais.

Porto Velho continua à frente do número de casos. São 1580; 162 em Ariquemes; 47 em Ji-Paraná; 34 em Guajará Mirim; 29 em Cacoal; 25 em Jaru; 21 em Urupá; 20 em Candeias do Jamari; 20 em Ouro Preto do Oeste; 15 em Vilhena; 14 em Mirante do Oeste; 10 em Rolim de Moura; Cujubim e Buritis com 6 casos cada; Alto Paraíso, Primavera de Rondônia e Nova Mamoré 5 casos cada; Alto Alegre dos Parecis, Governador Jorge Teixeira e Pimenta Bueno com 4 casos cada; Espigão do Oeste e Nova Brasilândia com 3 casos cada; Alvorada do Oeste, Irapuã do Oeste, Machadinho do Oeste, Novo Horizonte, Santa Luzia, Theobroma e Vale do Anari tem cada um 2 casos; e Alta Floresta, Cacaulândia, Campo Novo, Presidente Médici, Rio Crespo, São Felipe e São Miguel do Guaporé tem 1 caso cada.

São dados do boletim diário de nº 63 divulgado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). De 52 municípios no Estado, o novo coronavírus está presente em 36. No início de maio, eram  21 os municípios com casos de infecção.

De 83 óbitos,  55 são em Porto Velho. Chama atenção o dado de Guajará Mirim: dos 34 casos confirmados, 17, ou seja, a metade, veio a óbito.  As demais mortes registradas são em Ji-Paraná, 3, e Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Rolim de Moura, Mirante da Serra, Alto Paraíso, Buritis, Ariquemes e Vale do Anari com 1 morte cada.

Outros dados consolidados informados no boletim são:

Máximo em 30 de abril: “O cenário está piorando.”.

Total de pacientes curados – 805
Pacientes internados na Rede Pública de Saúde – 153
Pacientes internados na Rede Particular – 107
Pacientes internados na Rede municipal – 10
Testes Realizados – 8.391
Aguardando resultados do Lacen – 915

O total de internados é 270. A separação da internação por rede hospitalar publica e privada começou a ser feita a partir do boletim do dia 14 de maio. No início de mês, 1º de maio, a situação era a seguinte:

Total de pacientes curados – 130

Pacientes internados – 65

Testes realizados – 2.499

Aguardando resultados do Lacen – 83

Foram confirmados 84 novos casos de Covid-19 em Rondônia, destes, 71 casos são em Porto Velho, 10 em Ariquemes , um em Ouro Preto do Oeste, um em Mirante da Serra e um em Buritis.

A expectativa é de que a doença ainda avance em Rondônia. Existem muitas queixas sobre a falta de médicos em Porto Velho, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e sobre o atendimento no Cemetron. O Blog recebeu denúncia, há dois dias, que parte dos leitos de UTI estavam desativados por falta de profissionais de saúde.