Em sessão extraordinária, os deputados aprovaram na tarde desta quarta-feira, 16, em Plenário, o projeto de resolução 78/20 da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou praticas abusivas contra o consumidor de energia do Estado de Rondônia contra a Energisa S/A, que assumiu o controle da distribuição de energia em 2018. Na terça-feira, 15, a comissão se reuniu e aprovou o relatório.
O relator, deputado Jair Montes, apresentou o relatório aos parlamentares. Coube ao deputado Adelino Follador (DEM), membro da CPI, emitir o parecer favorável em plenário e a matéria foi aprovada por unanimidade, marcando o acolhimento do relatório da CPI da Energisa.
O documento será agora enviado na íntegra aos órgãos de controle e instituições e poderes ligados diretamente ao que foi discutido e levantado pela CPI, conforme expressam as recomendações finais do relatório.
O presidente da CPI, deputado Alex Redano (Republicanos) e os deputados Cirone Deiró (Podemos), Ismael Crispin (PSB) e Edson Martins (MDB), membros do colegiado, estavam presentes.
“Estamos encerrando os trabalhos da CPI com a aprovação do relatório. Cumprimos a nossa missão. Fizemos um trabalho sério e com muita responsabilidade. Apesar da paralisação com a pandemia do coronavírus, nunca deixamos de atuar e mantendo sempre o interesse público em primeiro lugar”, destacou Alex Redano.
Cirone Deiró fez questão de dizer que os trabalhos da CPI não acabaram em pizza, como muitos insistiam em dizer. “Já houve avanços para a população, como a revisão de contratos, aprovação de leis contra abusos e protegendo o consumidor”.
Ismael Crispin fez questão que o relatório fosse lido na íntegra, para dar a transparência e o conhecimento público para o trabalho da CPI. “É importante que haja a leitura na íntegra, para que a sociedade tome conhecimento de todo o trabalho feito ao longo desse período”.
Os parlamentares entram em recesso, retornando no dia 15 de fevereiro, conforme diz a Constituição do Estado, já com novo presidente, deputado Alex Redano, eleito em votação antecipada.