Pesquisar
Close this search box.

PF investiga esquema de venda de relíquias arqueológicas no Acre

Os objetos e relíquias seriam "garrafas de Stoneware (Grés) do século XIX, além de garrafas de vidro da Holanda.
A PF identificou possível comercio de peças por meio da internet. Foto: Divulgação/PF.

A Polícia Federal deflagrou terça-feira, 5, no Acre, a “Operação Elona”, que investiga possível prática dos crimes de alteração de locais em razão do valor arqueológico, venda de materiais arqueológicos e estelionato.

As investigações iniciaram a partir de notícia de crime, informando a possível comercialização de materiais arqueológicos na internet em plataformas digitais.

De acordo com a investigação, um suspeito, que se auto intitula “caçador de relíquias”, retira do Rio Acre, precisamente, na altura do estirão da Gameleira, materiais arqueológicos, sem autorização para tanto.

Segundo a divisão técnica do Iphan-AC, os objetos e relíquias seriam “garrafas de Stoneware (Grés) do século XIX, além de garrafas de vidro provenientes da Holanda, Irlanda, Inglaterra e Portugal. São materiais de diversos tamanhos e tipologias, que foram trazidas para a região na época da Revolução Acreana e, sobretudo, durante os Ciclos da Borracha, possuindo, portanto, mais de 100 anos e, consequentemente, um grande valor histórico”

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Rio Branco/Acre na residência do investigado.

Leia mais na pagina da PF.