Filiação de senadores ao MDB fortalece a disputa ao Senado, diz Confúcio

Após a solenidade, o partido escolheu a senadora Simone Tebet (MS) por aclamação como candidata para disputar a presidência do Senado.
MDB está dividido, mas lança Tebet para disputar o Senado. Foto: Reprodução.

MDB agora tem 15 senadores, a maior bancada do Senado.  

Após a solenidade de filiação dos senadores Veneziano Vital do Rego (PB) e Rose de Freitas (ES), ao MDB nesta terça-feira, 12, em Brasília, o vice-presidente nacional da legenda, senador Confúcio Moura (RO), afirmou que a bancada, agora com 15 parlamentares, se fortalece para a disputa da presidência do Senado Federal.

Confúcio Moura presidiu a cerimônia de filiação. Ele disse que a chegada dos senadores fortalece muito o partido; consolida a liderança do MDB como o maior partido do Senado. “São dois valorosos senadores, a Rose tem uma experiência incrível, Veneziano também, é jovem, foi tudo na política do Estado da Paraíba, para nós foi um reforço extraordinário ao MDB”, pontuou.

De acordo com o senador, tradicionalmente no Senado a presidência da Casa sempre foi definida pela proporcionalidade da bancada. “Isso foi rompido na eleição passada, mas eu gostaria muito que voltasse ao leito habitual dos acordos tradicionais que o Senado sempre conduziu”, explicou.

Confúcio Moura lembrou que a tradição da Casa era que o partido com maior número de parlamentares indicava o presidente. O restante dos cargos da Mesa Diretora era distribuído pela proporcionalidade das bancadas. “Vamos ver se a gente consegue esse consenso novamente neste ano”, concluiu.

Após a solenidade, o partido escolheu o nome da senadora Simone Tebet (MS) por aclamação como candidata da legenda para a presidência da Casa. A eleição para a presidência do Senado está prevista para o dia 1º fevereiro.