Pesquisa divulgada pelo instituto Atlas Político no domingo, 24, aponta que 53,6% dos brasileiros aprovam o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Realizada de 20 a 24 de janeiro, a pesquisa quis saber quais os crimes justificariam o afastamento do presidente do cargo. As respostas vão além do comportamento adotado em relação ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Outros 42% discordam da medida.
Os que responderam à pesquisa, feita com 3.073 pessoas, foram abordados com a seguinte pergunta: Voce concorda ou discorda com os seguintes argumentos para o impeachment do presidente Bolsonaro? As respostas são contundentes:
Favorecimento de filhos e familiares – 57%
Ações para incentivar o desmatamento ilegal – 55%
Sabotagem do combate ao Covid-19 – 54%
Subversão do papel das Forças Armadas – 51%
Má gestão econômica – 51%
Interferência na Polícia Federal – 50%
O Atlas Político foi o instituto que teve o melhor desempenho nas projeções de resultados da campanha eleitoral municipal do ano passado, nas eleições dos Estados Unidos, no segundo turno na Geórgia e na eleição argentina, com o trunfo dos peronistas, em 2019.
Os dados sobre o desempenho do Datafolha, Ibope e outros estão confrontados com os do Atlas Políticos, considerando o resultado da eleição em São Paulo, por exemplo, quando Bruno Covas foi ao segundo turno com Guilherme Boulos. Você pode ler aqui.
Perfil dos que defendem impeachment
- 61% dos que tem nível superior
- 62% dos que são da região Nordeste
- 64% das mulheres pesquisadas
- 65% dos que tem entre 16 e 24 anos e 60% dos que tem entre 45-59 anos.
A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou menos.
Íntegra da pesquisa abaixo