PA: bloqueio total em Santarem por causa de variante do coronavírus

O aumento da procura por leitos clínicos e de UTI na região do Baixo Amazonas preocupa o governo.
Barbalho disse que há aumento de procura por leitos de UTI. Foto: Divulgação.

O governador Helder Barbalho (MDB), do Pará, anunciou na manhã deste sábado(30) bloqueio total de movimentação de pessoas a não ser para atividades essenciais em razão da presença de nova cepa do coronavírus em Santarem. As regiões do Baixo Amazonas e Calha Norte, segundo o G1, entram no bandeiramento preto (bloqueio).

O governador disse que o aumento da procura por leitos clínicos e de UTI na região do Baixo Amazonas preocupa o governo, assim como a gravidade da cepa brasileira que já circula na região. Por esta razão, há a necessidade de mudança do bandeiramento de vermelho (risco elevado) para preto (lockdown) para preservar a saúde da população.

“Queridos irmãos e irmãs do Baixo Amazonas e Calha Norte, no dia de ontem o Instituto Evandro Chaves confirmou dois casos da nova cepa do coronavírus em Santarém, além disso, o aumento na procura por leitos clínicos e de UTI para pacientes de Covid nos trazem sevaras preocupações da capacidade do nosso sistema de atender a todos. Por esta razão, pedindo a compreensão e a solidariedade, nós estaremos mudando o bandeiramento da região que está em vermelho (risco alto), para preto, para lockdown. Isto é necessário para salvar a vida da nossa população, para evitar a proliferação do vírus, e consequentemente, problemas graves que possam levar a óbito muitos paraenses”, disse Helder Barbalho em rede social.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (DEM), durante entrevista a uma emissora de TV neste sábado, disse que a situação do Baixo Amazonas é realmente crítica e havia necessidade de adoção de medidas mais rígidas para frear o avanço da variante brasileira do coronavírus em Santarém e demais cidades da região.