O presidente da França, Emmanuel Macron, será recebido nesta quinta-feira, 28, no Senado Federal, pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, a partir das 15h, no Salão Nobre.
O acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul é um dos temas aguardados para debate entre eles. O acordo entre os dois blocos teve os termos finalizados em 2019, após 20 anos de negociação, mas não foi ratificado pela União Europeia.
A França já se posicionou contra o Acordo em mais de uma ocasião.
O presidente francês irá prestigiar, ainda, a instalação do Grupo Parlamentar Brasil-França (GPFRANCA), instituído pela Resolução 33 de 2019, como serviço de cooperação interparlamentar.
A iniciativa tem o propósito de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países, bem como contribuir para a análise, a compreensão, o encaminhamento e a solução de problemas.
O presidente francês cumpre no Brasil uma agenda de três dias. Na terça-feira, 26, ele esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Pará, quando visitaram comunidades de uma ilha, com presença do cacique Raoni, e trataram da COP 30, que será realizada em 2025 na capital do Estado, Belém. Itaguai (RJ), São Paulo (SP) e Brasília (DF) são outros locais na agenda.