Amazonas recebe suporte de aeronaves de MS e DF para combater queimadas em Manaus

O avião do DF modelo Airtractor com capacidade para transportar mais de três mil litros de água por viagem, será reabastecido com o apoio de caminhão-tanque.
Corpo de Bombeiros do Amazonas recebe aeronave cedida. Foto: Alex Pazzuelo/Secom.

Duas aeronaves, dos governos do Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, foram cedidas ao governo do Amazonas para intensificar as ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMAM) no combate aos focos de queimadas na Região Metropolitana de Manaus. Ao todo, a corporação agora contará com suporte técnico de quatro aeronaves.  Os aviões já estão no Amazonas.

O Corpo de Bombeiros já estava recebendo suporte, desde o dia 29 de setembro, de duas aeronaves sendo uma cedida pela Marinha, equipada com bambi-bucket com capacidade de despejo de 300 litros de água, e uma do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa) para transporte dos combatentes às áreas de difícil acesso.

Vindo do Mato Grosso do Sul, o helicóptero com o equipamento de bambi-bucket, que chegou a Manaus nesta quarta-feira, tem capacidade de despejo de 550 litros de água.

A aeronave foi enviada para atuar na região metropolitana na quinta-feira.

Ainda na tarde de quinta-feira, a aeronave vinda do Distrito Federal chegou ao Amazonas. O avião modelo Airtractor com capacidade para transportar mais de três mil litros de água por viagem, será reabastecido com o apoio de um caminhão-tanque do CBMAM.

Todo o trabalho conta com o apoio logístico do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa) da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Leia mais aqui