Pesquisar
Close this search box.

Aneel autoriza operação de 2 usinas termelétricas no Amapá

Em virtude da urgência de operação das usinas, a ANEEL flexibilizou prazos para entrega da documentação.
Sede da Aneel em Brasília. Foto: Divulgação.

Assessoria Aneel

O abastecimento de energia no Amapá ganha importante reforço a partir deste sábado (21/11). A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (20/11) a liberação para operação comercial, em Macapá, das usinas termelétricas (UTE) Santana II e  Santa Rita.

A UTE Santana II possui 24 unidades geradoras de 1.230 quilowatts (kW) cada, totalizando potência instalada de 29,52 megawatts (MW), e a UTE Santa Rita, 20 unidades geradoras de 1.224 kW cada, totalizando 24,28 MW de potência instalada. Operadas pelas Centrais Elétricas do Norte do Brasil S. A. – Eletronorte, as usinas trarão uma ajuda substancial para o suprimento de energia no Estado do Amapá.

Em virtude da urgência de operação dessas usinas, a ANEEL excepcionalmente flexibilizou os prazos para entrega da documentação normalmente exigida para início da operação de um empreendimento do gênero (exigida na Resolução Normativa nº 593, de 22 de novembro de 2013). Ela deve ser entregue em até 60 dias a partir dessa sexta-feira (20/11), prazo prorrogável por 60 dias.

Leia mais aqui.