Pelo menos sete acordos e/ou compromissos foram firmados na manhã desta sexta-feira, 25, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente de Angola, João Lourenço. Segundo Lula, o encontro e compormissos marcam o retorno do Brasil à Africa. Os dois tiveram reunião reservada.
Para Lula, nos ultimos anos o Brasil tratou os países africanos com indiferença e que pretende corrigir “esses erros.” O presidente disse que o Brasil vai auxiliar com a revolução agrícola no país, e que o governo desenvolve um programa com 25 ações para o desenvolvimento da agricultura no Vale do Cunene, região no sul de Angola que foi castigada pela seca nos últimos anos.
“O Vale do Cunene é parecido com o Vale do São Francisco no Brasil, uma região historicamente afetada por secas que se transformou num polo produtor de alimentos”, disse.
Os compromissos firmados em acordo pelos dois países abrangem cooperação em áreas da saúde, educação, turismo, indústria, e ciência e tecnologia.
No encontro, o presidente Lula relembrou as diversas políticas de cooperação com a África adotadas ao longo de seus dois primeiros mandatos, especialmente com Angola. O presidente Lula mencionou ainda a cooperação nas áreas cultural e educacional e destacou os estudantes angolanos que vêm estudar no Brasil, inclusive por meio de iniciativas como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Os líderes também falaram sobre a proximidade e o parentesco ente os povos de Brasil e Angola, questões raciais e de direitos humanos.
Segundo o G1, os acordos de cooperação firmados são:
Veja a lista de entendimentos firmados:
- acordo entre Angola e Brasil sobre o exercício de atividades remuneradas por dependentes de diplomatas e militares que prestam serviços nos países;
- memorando de entendimento entre governos de Angola e Brasil para cooperação no setor do turismo sustentável;
- projeto de cooperação entre os ministérios da Saúde dos países para diagnóstico e tratamento da hanseníase;
- memorando de entendimento sobre cooperação agrícola entre os ministérios da Agricultura brasileiro e angolano;
- projeto de cooperação “Escola de Todos”, para o estabelecimento da terceira fase do programa;
- memorando sobre apoio a micro e pequenas empresas, assinado pelo Sebrae com o instituto angolano correspondente; e
- memorando sobre promoção da exportação entre as agências do setor dos dois países.