Apenas 1% de eleitores jovens até 24 anos é filiado a partido político

Pouco mais de 15 milhões de brasileiros são filiados a algum partido político; jovens são 170 mil.
O número de jovens filiados a partidos caiu 14% desde a última eleição. Foto: Valter Campanato.

Blog e informações TSE

Estatística de filiados a partidos políticos no Brasil aponta que apenas 1% dos eleitores jovens até 24 anos está integrado a alguma legenda partidária. É o que revela o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que diz ter havido um aumento de participação de jovens nas eleições entre os anos de 2018 e 2022, mas um ano após a última eleição, no ano passado, teria caído 14% o número de filiados jovens.

MDB continua sendo o partido com maior número de filiados. Fonte: TSE.

Atualizado até outubro, o dado de filiados consta da página estatísticas eleitorais, e o grupo de jovens entre 16 e 24 anos somam 170 mil pessoas.

A página mostra também que a presença de mulheres nos partidos corresponde a menos da metade dos filiados. Ela são 46%, ou 7,3 milhões de filiadas. No cadastro da justiça eleitoral elas são 82 milhões.

MDB continua com maior número de filiados

O MDB continua sendo o partido com o maior número de filiados, aproximadamente 2 milhões. A seguir vem o PT com 1,6 milhão, o PSDB com 1,3 milhão e PP, com 1, 2 milhão.

Ouras três agremiações que registram mais de 1 milhão são o PDT, o União Brasil e o PTB, histórico partido que na última semana deixou de existir – foi aprovada sua fusão com o Patriota.  Esses sete partidos concentram 59,6% do eleitorado filiado.

Pouco mais de 15 milhões de brasileiros estão registrados em algum partido político. O Partido Social Cristão (PSC) tem apenas 31 filiados, o menor número entre todas as 30 legendas registradas junto ao TSE.

O secretário judiciário do tribunal, Bruney Brum, afirma que diante da realidade de menor participação política via partidos por parte dos jovens e das mulheres são justificadas as medidas legislativas e judiciais de incentivo à participação na política.