Assédio no governo Lula: Anielle Franco depõe na Polícia Federal

Caso tramita no Supremo Tribunal Federal porque Almeida era ministro quando ocorreram as acusações contra ele.
Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Foto: Marcelo Camargo/ABr.

Agência Brasil e Blog 

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, depôs nesta quarta-feira,2, na Polícia Federal em inquérito que apura denúncias de assédio moral e sexual contra o ex-ministro dos Direitos Humanos e Cidadania Silvio Almeida. O depoimento terminou no fim da manhã desta quarta-feira e seguirá sigiloso, segundo a assessoria da ministra.

O inquérito em curso obteve autorização do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 17 de setembro, com base em apuração preliminar da Polícia Federal.

Ao abrir a investigação, Mendonça entendeu que o caso devia tramitar na Corte porque as acusações ocorreram quando Almeida estava no cargo de ministro.

Anielle Franco vinha sendo assediada há tempos mas nada revelou por acreditar que não reuniria provas contra Silvio Almeida, e por achar que não acreditariam nela, conforme revelado pela imprensa.

Depois que o caso veio a tona, Silvio Almeida teve o nome vinculado a outro relato, de uma professora de São Paulo. O assédio teria ocorrido num jantar. Uma estudante, ex-aluna do ex-ministro, também teria sido assediada.