O senador amazonense Omar Aziz (PSD) constrangeu a ministra Marina Silva ao chama-la de retrograda, e de fazer o mesmo discurso de 20 anos atras em relação à BR-319, que liga Rondônia ao Amazonas.
“Ministra Marina é mesmo pensamento de há vinte anos atrás. É preocupante que, apesar dos avanços da ciência e tecnologia, ainda estejamos presos a discursos de 20 anos que travam a recuperação de uma estrada que já existe. Meu compromisso é defender o Amazonas e, acima de tudo, os interesses do nosso povo,” declarou Aziz.
A declaração foi durante reunião no Palácio Rio Negro, sede do governo do Amazonas, com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o governador Wilson Lima e comitiva de ministros, entre eles Marina, na quinta-feira, 5. Visita feita com o intuito do governo federal conhecer os efeitos da seca sobre o povo ribeirinho do Amazonas, e propor ao Estado apoio a políticas que possam mitigar os impactos.
O senador Aziz ressalvou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sempre teve compromisso com a pavimentação da BR, há anos sofrendo interdição no asfaltamento por causa do ativismo de organizações não governamentais, Ministério do Meio Ambiente, Ibama e Ministério Publico Federal.
Mesmo com o compromisso presidencial, a obra, que no ano passado chegou a ter licença do Ibama emitida para execução de pavimentação em um trecho, cancelada pelo atual governo, não entrou no PAC lançado há pouco mais de dois meses.
“Vai morrer peixe (se construir a BR-319)? E os homens? E o povo do Amazonas….Ninguém tem o direito de privar o Amazonas….Deem o jeito de vocês e fiscalizem. Botem o Exército todo lá”, completou. O parlamentar também cobrou diálogo. “A gente precisa de interlocução, sentar e discutir”.
Devido à pressão de políticos da região como Omar Aziz, o governo federal anunciou a criação de um grupo de trabalho para analisar a execução da obra.
O senador publicou um vídeo nas redes sociais sobre seu discurso no Palacio Rio Negro, chamando a atenção da ministra do Meio Ambiente diretamente, na frente de todos.
Em 2010, Marina Silva chegou a dizer que a pavimentação da BR-319, que liga a capital de Rondônia, Porto Velho, centro graneleiro importante, não seria necessária porque é uma demanda “que não liga cré com lé. “
Como se vê, ela não mudou nada. A BR 319 continua fora do PAC, e ela empurra a questão para o Ibama, dizendo que é uma obra complexa. Mesmo discurso há mais de 20 anos.
Em outro vídeo, referente a uma entrevista ao jornalista Jeferson Coronel, Omar Aziz diz que já foram gastos com manutenção da 319 1,5 bilhão, valor que dava para seu asfaltamento. A fiscalização ambiental poderia ser feita, ressaltou, com satélites. “Com a tecnologia que temos hoje, dá até para reduzir custos disso. Dá para fazer sem grandes dificuldades, não precisa muito dinheiro para um posto da Polícia Ambiental, do Ibama,” disse.
“A liberação e revitalização da BR-319 não são apenas necessidades urgentes, mas também uma responsabilidade para com o povo do Amazonas. Precisamos de soluções concretas e investimentos significativos para garantir que nossa infraestrutura esteja à altura dos desafios que enfrentamos,” declarou no Facebook.