Brasil realiza oficina para implementar programa de gestão integrada de águas

Estão envolvidos no programa os 8 países que fazem parte da OTCA: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Guiana, Suriname e Venezuela.  

Agência Nacional de Aguas

Como parte dos esforços regionais de cooperação para o desenvolvimento sustentável da bacia Amazônica, o Brasil reunirá em 27 e 28 de fevereiro, em Brasília, figuras nacionais relevantes na área de recursos hídricos para identificar as ações prioritárias de implementação do Programa de Ações Estratégicas (PAE) na Amazônia brasileira.

O objetivo é promover a gestão integrada das águas transfronteiriças pelos oito países que fazem parte da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Guiana, Suriname e Venezuela.

A Oficina Nacional do Programa de Ações Estratégicas na Bacia Amazônica, em Brasília, que está sendo organizada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e pela OTCA, será aberta às 9h pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

Também participam da abertura a diretora-presidente interina da Agência, Ana Carolina Argolo, e a diretora-executiva da OTCA, Vanessa Grazziotin.

Através do Programa de Ações Estratégicas (PAE), os oito países-membros da OTCA  buscam garantir a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos transfronteiriços na bacia do rio Amazonas, considerando a variabilidade do clima e as mudanças climáticas.

A implementação do programa está sendo realizada no âmbito do Projeto Bacia Amazônica, que é executado pela OTCA em associação com os países, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e financiamento do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF na sigla em inglês).