fbpx

Caixa Econômica acena com assistência técnica e crédito para municípios de Rondônia

Caixa Econômica acena com assistência técnica e crédito para municípios de Rondônia

Engenheiros, contadores, economistas e arquitetos da Caixa podem ser contratados pelos municípios.

Arom

A Associação Rondoniense de Municípios (Arom) realizou reunião em parceria com a Caixa Econômica Federal na manhã de quinta-feira (29) para esclarecer aos gestores as oportunidades de crédito e de assistência técnica que o instituto financeiro possui para os municípios.

O representante da Gerência de Governo da Caixa Econômica, Franklin Oliveira, agradeceu a oportunidade dada pela Arom para esclarecer sobre essas soluções. “O objetivo aqui é passar informações sobre créditos que podem auxiliar os municípios. Também estamos aqui para tirar qualquer dúvida que os gestores tenham sobre nossos programas”.

O presidente da Arom, prefeito Célio Lang, explicou a importância da reunião para alinhar junto aos municípios essas propostas de financiamento. “Há muitos prefeitos novos que não sabem trabalhar com convênio e eles precisam aprender, pois esses investimentos, tanto da Caixa quanto de emendas, são de grande importância para

Presidente da Arom, Célio Lang.

os municípios. Além de trazer infraestrutura, traz condições de trabalho e desenvolvimento para a região”.

Rosane Gomes Ferreira, também representante da Caixa, fez a apresentação das oportunidades, falando dos recursos, dos financiamentos e do Caixa Políticas Públicas (CPP).

Caixa Políticas Públicas

Rosane explicou sobre as vantagens que esse o CPP traz para os municípios. “O CPP nada mais é que a possibilidade dos municípios, ou qualquer outro ente público como secretarias e empresas públicas, de estar contratando a equipe da Caixa para prestar assessoria técnica”.

Segundo ela, o programa disponibiliza a equipe profissional da Caixa como engenheiros, arquitetos, contadores, economistas, entre outros, para assessorar os municípios com questões que vão desde o acompanhamento técnico de obras quanto contratos e questões relacionadas ao Funasa, ao Calha Norte e ao Fundo da Saúde.

“Como vantagens, tem a possibilidade de personalização, a gente pode estar atuando de acordo com o que o município realmente necessita, focando na realidade local de cada um”, apontou Rosana.

O Caixa Políticas Públicas se desdobra em várias modalidades. Algumas são: acompanhamento de obras, acompanhamento de projetos sociais e socioambientais, análise e assessoria de projetos e empreendimentos, assessoria e consultoria de engenharias custos, assessoria e consultoria social e socioambiental, vistoria técnica, assistência técnica, prestação de contas, oficinas de capacitação técnica e muito mais. “Damos mais segurança aos gestores públicos, uma vez que a nossa entidade já possui um reconhecimento dos órgãos de controle”, afirmou Rosana.

Finisa

Outra proposta da Caixa é o Finisa, um financiamento voltado para infraestrutura e saneamento básico. “Ele é para os municípios que já tem até um projeto que o gestor pensou, mas que não tem o financeiro para executar”, explicou Franklin Oliveira.

Ele explicou que o Finisa pode ser feito em qualquer investimento em despesa de capital. “Saneamento, escolas, reformas de prédios públicos, várias necessidades que podem ser tratadas e financiadas com essa linha de crédito”. Porém, ele esclareceu que o programa financia apenas despesas de capital previstas no orçamento dos municípios e também que as propostas estão limitadas a até R$ 100 milhões por município.

Normalmente, a carência do financiamento é de até 24 meses e a amortização é de até 96 meses. Para conseguir o auxílio também é preciso preencher alguns requisitos como possuir um STN (manifestação favorável da quanto a verificação de limite de endividamento e aval quando se tratar da operação com Garantia da União), Não possuir restrição junto ao Cadip, precisa estar adimplente perante as instituições financeiras autorizadas a funcionar com o Banco do Brasil e é preciso da autorização do legislativo municipal para a contratação da operação de crédito.

O presidente Célio Lang, ao final da apresentação, informou que a Arom está disponível para dirimir qualquer dúvida referente aos financiamentos. Os representantes da Caixa também ressaltaram que, caso seja preciso auxílio para a contratação destes programas, é só entrar em contato. “Nós oferecemos uma assistência gratuita para auxiliar os municipalistas a contratarem os serviços de forma correta.

“Caso você não saiba sobre a adimplência do seu município, também podemos auxiliar”, informou o representante da Caixa, Franklin Oliveira.

Para saber mais sobre as propostas é só entrar em contato com a Caixa através dos números 2181-1459/98448-8055 (SEG Rondônia) ou 2181-1424/99337-8008 (GIGOV Porto Velho).

Para entrar em contato com a Arom via redes sociais: Instagram: www.instagram.com/arom.ro e pelo facebook: www.facebook.com/arom.org.br.

Deixe um comentário

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print