Com informações da Agência Câmara
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), determinou nesta quarta-feira (26) a criação de três comissões parlamentares de inquérito na Casa:CPI para investigar fraude nas Americanas; CPI que vai investigar manipulação de resultados de partidas de futebol e CPI para investigar o Movimento dos Sem Terra. Essa última preocupa o governo.
Parlamentares ligados ao agronegócio têm demonstrado contrariedade com os atos do executivo, como o de se omitir em relação às invasões feitas e antecipadamente anunciadas pelo dirigente do MST João Pedro Stédile. Ele inclusive viajou à China na comitiva de Lula da Silva.
Lira leu os atos de criação das comissões na abertura da sessão. As CPIs das Americanas e do MST terão 27 titulares e igual número de suplentes, enquanto a outra terá 34 integrantes. Os membros serão designados pelos líderes partidários.
Após a indicação dos integrantes, Lira determinará a instalação dos colegiados. As comissões parlamentares de inquérito têm poderes de investigação semelhantes às autoridades judiciais. Pode convocar autoridades, requisitar documentos e quebrar sigilos pelo voto da maioria dos integrantes.