Pesquisar
Close this search box.

Campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo será iniciada no AM

Amazonas e Acre são foco inicial da campanha por causa de caso de poliomielite no Peru.
Vacinação contra sarampo e poliomielite começa no dia 13 de maio pela regiao Norte. Foto: Fernando Frazão.

O Ministério da Saúde inicia no próximo dia 13, no  Amazonas, a campanha de multivacinação contra a poliomielite e o sarampo. No dia 27, a iniciativa será  realizada no Acre. A informação foi divulgada nesta terça-feira (2), pelo diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunoprevisíveis do ministério, Eder Gatti.

Os dois estados serão os focos iniciais da campanha nacional devido ao registro de um caso de poliomielite no Peru, ocorrido em dezembro do ano passado e confirmado em março. O paciente é uma criança do distrito de Manseriche, a 500 quilômetros da fronteira brasileira.

“É uma região de população indígena, então há muita circulação na fronteira. Isso levantou um alerta”, explicou Gatti. “Temos um risco de reintrodução da poliomielite, então a nossa missão é recuperar as coberturas vacinais, principalmente na fronteira,”, acentuou.

Segundo ele, o Amazonas e o Acre já estão fazendo ações de vacinação contra a pólio mesmo antes da campanha de multivacinação. “Já teve ação de intensificação contra a poliomielite na fronteira, mas a gente vê uma necessidade de expandir para todo o estado [tanto do Amazonas quanto do Acre]”, argumentou.

A ideia é que a campanha dure uma semana, mas como há muitos vilarejos ribeirinhos e aldeias indígenas, é possível que demore mais do que isso, ponderou Gatti.

Leia mais aqui