Apuração feita pelos jornalistas Adriana Fernandes e André Borges, do jornal Folha de São Paulo, relata que o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jhonatan de Jesus, deverá suspender a inspeção in loco no Banco Central para apurar a conduta do órgão no caso Master.
A colegas do TCU ele teria dito que descarta qualquer decisão para reverter a liquidação do Banco Master, de propriedade de Daniel Vorcaro, preso e depois liberado com uso de tornozeleira eletrônica.
Nos últimos dias é crescente a percepção no mercado, entre as entidades do sistema financeiro e analistas políticos de que o ministro Jhonatan de Jesus caminhava na direção de anular a liquidação feita pelo Banco Central, colocado no banco dos réus, segundo comentaristas políticos.
A pressão a favor dessa possibilidade era tão evidente, que a jornalista Malu Gaspar, de O Globo, revelou nesta terça-feira, 6, que influenciadores foram procurados por agencias para divulgar vídeos com conteúdos que colocassem em xeque a integridade do trabalho técnico feito pelo Banco Central, contra a liquidação feita pelo banco o ano passado.
Caso venha aceitar mesmo o recurso apresentado pelo BC sobre a inspeção determinada por ele no processo que levou à liquidação do Master em 18 de novembro, Jhonatan suspende a iniciativa e leva o caso ao plenário do TCU.