Chuvas intensas por 15 dias em Porto Velho: Defesa Civil faz recomendações

Postes e fios elétricos podem ser derrubados durante enxurradas; para a segurança, melhor não se aproximar.
Em tempo de chuvas intensas, melhor se prevenir. Foto: Reprodução/SMC.

Com informações da Prefeitura de Porto Velho

Com a previsão de chuvas volumosas e persistente para os próximos 15 dias em Porto Velho, a Defesa Civil do município emitiu na segunda-feira, 1º, alerta e recomendações à população para se precaver de riscos e acidentes.

Para preservar a segurança, é importante que algumas medidas preventivas sejam adotadas, também para reduzir o risco de danos materiais.

A Defesa Civil de Porto Velho mantem equipes de plantão para atuar quando acionadas, e sistema de alerta contra inundações que pode ser acessado em caso de risco de inundação nas áreas ribeirinhas.

Os contatos disponíveis para casos de emergência são o número 199, da Defesa Civil, ou pelo WhatsApp: (69) 98473-2112. Já o telefone 193 é do Corpo de Bombeiros.

Diante de fortes chuvas e temporais, o gerente operacional da  Defesa Civil Municipal, Anderson Luiz, faz as seguintes orientações e recomendações:

  • Fique dentro de casa e procure local seguro que não corra risco de desabamento ou que possa ser atingido por raios elétricos;
  • Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia;
  • Não saia para o quintal para fazer qualquer atividade, como tirar roupas do varal; priorize sua segurança;
  • Fique dentro do seu carro se durante uma tempestade de raios o veículo não correr o risco de ser levado por uma enchente; o carro oferece excelente proteção contra raios;
  • Lanternas e baterias devem ser mantidas sempre ao alcance; caso ocorra interrupção de energia serão necessárias; e
  • Aparelhos telefônicos conectados a fio: só use em caso de emergência.

“Caso o poste ou a rede telefônica seja atingido por um raio, a eletricidade pode se propagar até o usuário do aparelho, atingindo-o como um choque,” observa o gerente.

Para os que moram próximo a rios ou lagos, a Defesa Civil recomenda atenção ao nível da água, “pois você poderá ficar isolado caso o nível esteja subindo.” Procure também reunir amigos e familiares para se abrigarem em lugares seguros, completa.

Em se tratando de energia, postes e fios elétricos podem ser derrubados durante enxurradas. Não se aproxime, muito menos com os pés na água para que não haja o risco de ser eletrocutado.

“Priorize a sua vida, nada de tentar salvar objetos pessoais. Não importa o seu valor monetário, a sua vida vale mais”, afirma Anderson Luiz.