Blog da Mara e Assessoria
Com o propósito de se aliar a municípios que pretendam alcançar o desenvolvimento econômico com foco nos pequenos negócios, o Programa Cidade Empreendedora oferece soluções diferenciadas que contribuem para o desenvolvimento local por meio do empreendedorismo.
No último dia 24, o Sebrae de Rondônia concluiu mais uma rodada de apresentações do programa, mediante plataforma de reunião virtual para representantes dos municípios de Buritis, Ji-Paraná, Colorado do Oeste e Chupinguaia.
Segundo a Assessoria de Comunicação do Sebrae-RO, a equipe técnica já apresentou o programa para 40 gestores municipais, dos quais 15 já assinaram o Termo de Adesão ao programa e 25 já encaminharam sua formalização, o que evidencia a importância do Cidade Empreendedora para os prefeitos.
O Cidade Empreendedora é baseado em dez eixos que medirão o nível de empreendedorismo do município. Eixos como Liderança, que verifica como os gestores municipais se capacitam ou se organizam ou o Eixo Desburocratização, por exemplo, que avalia como os municípios têm simplificado processos e flexibilizado normas para estimular a formalização e o empreendedorismo locais.
São avaliados também a Gestão Estratégica, a atuação do município via Sala do Empreendedor, como o município se comporta com a Compras Públicas, em especial no âmbito dos Pequenos Negócios. Outro eixo é se o município tem ações de Educação Empreendedora, uma vez que é muito importante a disseminação da cultura empreendedora desde os mais jovens. Fomento ao Crédito, Associativismo e Cooperativismo, Inclusão produtiva e Inovação e Sustentabilidade são outras bases de avaliação do programa.
“O Programa Cidade Empreendedora é uma grande ferramenta que o público terá na mão e o Sebrae é o parceiro adequado para que o município consiga um ambiente cada vez mais favorável ao empreendedorismo. A geração de negócios traz emprego, renda e cidadania, o melhor programa social que existe”, disse Daniel Pereira, diretor-superintendente do Sebrae em Rondônia.
Ele participou de algumas apresentações virtuais como a do dia 24, para a prefeitura de Chupinguaia, conduzida pela analista técnica do órgão Priscila Lídia Salierno, com participação da prefeita Sheila Flávia Anselmo e do gerente de Vilhena e região do Sebrae-RO, Charif Mohame.
Política de estado
Coordenador geral do programa, o diretor técnico do Sebrae-RO, Samuel Almeida, considera a iniciativa ímpar. “Na prática, o Cidade Empreendedora serve como uma grande política de estado que as prefeitas e prefeitos podem aplicar em seus municípios. Levantamos uma radiografia de como o município se encontra e o Sebrae tem soluções que podem aprimorar os eixos onde há alguma necessidade no município. A geração de negócios leva ao desenvolvimento econômico local”.
Clique aqui para saber mais sobre o Cidade Empreendedora