Comitê discute ações para reduzir efeitos negativos da pandemia na economia de RO

Em segunda reunião, o Comitê discutiu medidas que serão adotadas para melhorar os efeitos da economia sobre o setor empresarial. Foto: Daiane Mendonça.

Com informações da Secom

Com participação de representantes dos poderes Executivo e Legislativo e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (Facer), o governo de Rondônia instituiu o Comitê de Desenvolvimento Socioeconômico das Ações de Recuperação Econômica, que tem por objetivo promover ações emergenciais que possam reduzir impactos negativos nos setores produtivos do Estado em função da pandemia.

Comércio de Porto Velho. Foto: Frank Néry.

Em sua segunda reunião, ocorrida na sexta-feira (20) e liderado pelo coordenador técnico da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Paulo Renato Haddad, o Comitê discutiu medidas que serão adotadas para melhorar os efeitos da economia sobre o setor empresarial.

Paulo Renato explica que a ideia é ouvir a sociedade, e que esse diálogo se transforme em ações emergenciais para gerar mais renda e emprego. “Em menos de um mês já estamos na segunda reunião com o conselho econômico e, com isso, conseguimos identificar o que podemos mudar imediatamente e o que podemos construir como uma ponte para minorar esses efeitos e, também, para seguirmos em frente, causando o efeito benéfico sobretudo à classe empresarial”, observou.

Algumas respostas já foram apresentadas nesta segunda reunião, a exemplo dos recursos disponibilizados no microcrédito e que já passarão por uma ampliação significativa, com a meta antecipada para maio de 2021. Entre outros assuntos pautados estão a solicitação da Câmara de Diretores Lojistas de apoio por parte do Governo para a campanha “Compre Aqui”, a criação de Selo Verde e Lei de Liberdade econômica entre outros assuntos.

O objetivo é dar continuidade às reuniões, mapeando as informações fornecidas pelo Comitê, sobretudo da classe empresarial, trazendo as respostas das ações que já estão em operação e que podem se beneficiar disso, além de levar a cabo a ação de atender o que for legalmente plausível.

A próxima reunião do Comitê está prevista para o dia 3 de dezembro